Horácio Ramasine – Terapeuta Conferencista

Fracasso?

FRACASSOA Derrota Não é Amarga Se Você Não a Engolir

Todos nós já tivemos fracassos em alguma época da vida. Alguns podem estar vivendo agora esta situação. De fato, quanto mais enfrentamos os riscos de uma nova experiência, de um novo conceito, maior é a probabilidade de fracassarmos, ao menos em curto prazo.

Não é fácil ser bem sucedido quando se experimenta, pela primeira vez, algo novo e ambicioso e, se tivermos medo de fracassar, teremos medo de correr riscos.
Se nunca arriscarmos algo novo, ficaremos estagnados.

O crescimento requer uma disponibilidade de correr o risco do fracasso e da derrota.
Se, quando bebês, tivéssemos medo de falhar, poucos de nós teríamos aprendido a andar e a falar. Para aprender a andar tivemos que cair algumas vezes, arranhar os joelhos e machucar o rosto, não foi assim?
Para ter sucesso – para nos tornarmos vitoriosos – devemos correr o risco do fracasso, mas, a lição importante é esta:
O fracasso não é derrota, a não ser que você o permita!

No processo de invenção da lâmpada elétrica, Thomas Edison tentou e falhou muitas vezes!
Conta-se que alguém perguntou a Edison se ele, desanimado por todos os seus fracassos,
não teria pensado em desistir, e ele respondeu:
“Aqueles foram passos do caminho.Em cada tentativa, eu encontrava um modo de não criar
a lâmpada elétrica. Eu estava sempre disposto a aprender, mesmo através dos meus erros”.

Em outras palavras, apesar de Edison nem sempre ter sido bem sucedido, ele nunca engoliu a derrota. Edison provou o fracasso muitas vezes, mas não o engoliu.

Engolir um fracasso é acreditar que, por ter fracassado, você é um fracasso. Há uma diferença crucial entre dizer “fracassei” e “sou um fracasso”!
Quando um projeto não sai conforme o esperado, podemos dizer “falhei na minha tentativa”.
Podemos até dizer, “eu poderia ter feito melhor do que fiz”. Mas, engolir uma derrota quer dizer “falhei, portanto sou um fracasso” ou “como não fiz direito, não sou capaz de fazer!”

Se engolirmos uma derrota, a partir daquele momento, a nossa habilidade para funcionar efetivamente fica comprometida. Todos os grandes líderes, todos os grandes atletas, todos os grandes exploradores, pensadores, inventores, empresários, cometeram erros, experimentaram fracassos.

Entretanto, eles se tornaram grandes porque não se culparam pelas suas falhas, ao contrário, usaram os seus erros como lições para melhorar o seu desempenho. Sabiam que o fracasso era apenas momentâneo e que não significava, necessariamente, uma derrota.
Recusaram-se a engolir a amargura do fracasso e se empenharam na luta pela doçura do sucesso.

Grandes realizações são, freqüentemente, tentadas, mas raramente alcançadas.
O que é interessante (e estimulante) é que os que alcançaram tais objetivos são normalmente aqueles que falharam muitas vezes antes e jamais pararam de tentar!

Aonde quer que você estiver hoje, pense no que estou escrevendo aqui:
Ficar sentado aí, lambendo suas feridas, somente deixará um gosto amargo em sua boca. Suspiros, lágrimas e pensamentos de desistência são compreensíveis para o momento, mas indesculpáveis para o futuro.
Levante-se e siga adiante! Até mesmo porque, se você estiver procurando uma garantia absoluta contra fracassos, eu lamento, não vai encontrá-la.

Aceite meus cumprimentos.

Horácio Ramasine
Psicoterapeuta Holístico.

Comentários a: "Fracasso?" (33)

  1. Hudson Ramalho said:

    Rapaz como foi bom te descobrir e ter ideia desta teoria. Valeu.
    hudsonramalho@msn.com

  2. seria bom se em algum momento da vida eu acertasse em algo.
    Ja to no meu terceiro ano de inutilidade da minha vida. Só não me suicido pq as pessoas que me amam não têm culpa do meu fracasso e não merecem sofrer.

    A vida/deus não é injusta(o), mas as vezes ele(a) se esquece de você

  3. Pois é, caro Hudson! Se a gente é bom observador, aí então muito nos adianta olha e ver pela janela do trem da nossa vida! Abraço.

  4. Meu caro Zé Alguém posso lhe assegurar que o suicídio só seria solução se a morte fosse o fim. Imagine só, mesmo sem crer no que digo, que ela não o sej??? Para onde iria? Como ficaria diante de mais uma dolorosa decepção e um terrível tiro n’água??? Pense e deixe que sua intuição responda!

  5. Poxa!também só não me suicido porque tenho pessoas que me amam de mais ao meu redor,se não fosse,já teria feito isso!tenho 24 anos,e nada que eu faço da certo.me sinto um nada,me sinto um merda.um homem com 24 anos que nunca conseguiu nada na vida como eu,acho que não merece existir.droga de vida!não sei mesmo o que é que eu vim fazer nesse mundo.

  6. Você tem o nome do meu neto e do meu pai! Poxa, cara…Quem se expressa bem como você, tem conteúdo! Um merda não é não! Você pode até estar amargurado e saber de muitas coisas, ainda tão jovem! Mas não sebe tudo. Quem disse que aos 24 anos, sem nenhuma doença terminal, sua vida já acabou? Quem conhece o futuro que reside no minuto seguinte da nossa vida? A sua pode estar recomeçando amanhã! Ah se pudéssemos conversar tête a tête…Certamente descobriríamos caminhos tentativos novos! Duas cabeças pensam melhor! Coragem! Sua família já o inspira tanto! Segue em frente…para o lado…a vida está por aí, reencontre-a e seja feliz!

  7. A vida é mesmo muito complexa, e seus preambulos nos fazem muitas vezes um baita covarde, ja tentei suicidio 3 vezes, sei que uma hora ninguém vai me impedir de cometê-lo, mas a idéia de morte como solução dos problemas que tenho e crio não sai da minha cabeça um instante sequer, já fiz tratamento com psicólogo, psiquiatra e nada adiantou, com a ajuda dos remédios tentei meu último suicidio….pensei que fosse fazer insuficiência respiratória e morrer dormindo…Acho de verdade que não farei a menor falta, nem para minha família nem para o mundo,embora eu saiba que viverei eternamente….

    • Calma, amiga! Pense em sua morte, sempre, como um penultimo passo! O último mesmo vem com certeza depois e é pior que o penultimo; a morte provocada! Dê uma chamce à você e me procure! Quem sabe poderia demovê-la desta auto-destruição de mentirinha? Você é indestrutível…se isso é bom ou não saber agora é outra coisa! Carinho em seu coração!

  8. Eu sou a minha pior inimiga. Toda vitória que eu tenho eu consigo transformar em fracasso.
    Abandonei meu estágio em um órgão público porque não me adaptava, perdi a minha colação por me darem a data errada, perdi uma bolsa pra medicina em uma universidade pública por confundir o número de vagas (até hoje tenho receio da minha família/colegas descobrir) e agora por ter problemas com o TRE vou perder uma vaga para administração em outra universidade pública (sendo que os dois últimos casos foram só neste ano).
    Por incrível que parece sou uma pessoa muito responsável e centrada, minha vida é tediosa e eu vivo estudando, mas de que adianta tanto esforço? Eu preferia não ter passado em nada e continuar com a esperança, entretanto não tenho mais estímulo para estudar e estou sem coragem de arrumar um emprego. Não consigo me perdoar pelos meus erros. Já tive muitos problemas familiares no passado e agora tenho dificuldade de relacionamento.
    De que que adianta continuar a lutar se a única coisa que eu sei fazer não tenho a capacidade de fazer direito. Ainda quero fazer medicina e sei que eu consigo passar de novo (sou cotista), mas sempre que eu sento e, lembro que por burrice perdi minha vaga, não consigo me concentrar e sem estudar eu não passo. Parece que o universo conspira contra mim e por mais que todos discordem não ganhar é melhor do que ganhar algo que você almeja tanto e perder quase instantaneamente.
    Se eu não tenho a capacidade de finalizar coisas tão simples como vou conseguir ser uma boa profissional? Estou completamente perdida, não vou suportar outra grande “pseudo-vitória”.

    • Nossa, sou exatamente assim!!! Pseudo-vitorioso!!! Sempre batalho pelo que quero, geralmente são desafiadores, concorro com muitas pessoas e quando lá estou!!! Puff perco total interesse, perco foco e abro mão de tudo. Quando eu estava casado isso era diferente, já depois da separação virei este fracassado!!! Suicídio já pensei algumas vezes, não o faço por covardia, pela minha família e por acreditar em um outro plano no qual eu ainda viveria as mesmas angustias terrenas.

  9. Minha cara! O que faz, basicamente, a psicoterapia que, em alguns casos deve caminhar junta à psiquiatria, é de tentar trazer você para um ponto, “fora de você”, para que se veja melhor do que está se vendo! Na verdade, acometida temporariamente deste transtorno do humor, você está se vendo muito menor ou pior do que realmente é! Dê chance à você e à um profissional. Você pode sair dessa como milhares de criaturas humanas vêm saindo dessa todos os dias! Eu lhe desejo força e persistência. Você é maior que isso que está vivendo! Muita Luz! Horácio Ramasine

  10. eu estou cansada de tudo por que eu ajudo todos a minha volta mas na hora que preciso de um pouco de atenção não recebo nada de força ,será que deus me deixou pra traz .
    eu me sinto um fracasso em pessoa .sempre prendo alguém que amo será que deus me odeia …………eu queria ter coragem de sai dessa vida ,meu coração doi muito até alma será que isso é vida pra mim da tudo errado nessa vida ………………….

  11. Diz Napoleon Hill: “Se pensar que está derrotada, já derrotou-se a si mesma…” Deus a ama mas não quer viver a vida por você, pois a criou com todas as ferramentas para fazê-lo! Tente ver as coisas por outro ângulo! Há pessoas cancerosas, hansenianas, tertraplégicas, miseráveis moradoras de rua e que ainda assim prosseguem em suas caminhadas! Procure uma terapia para lhe mostrar outros ângulos de você e da sua vida! Procure chamar atenção sendo mais solidária e participativa; busque o outro antes que ele a busque e verá como as coisas mudam! Sucesso no novo caminho!

  12. Rafael Da costa antonio said:

    Ja tive Uma vida boa , Ja fui feliz
    Hoje eu Não so mais nada
    Perdi tudo
    Minha familia perdeu dinheiro , minha mãe e uma desequilibrada , e eu so um fracasso
    minha aparencia ta horrivel
    fiquei calvo
    nenhuma mulher nem olha pra mim , a Não ser com desdem .
    a Dois dias tenho pensando em Suícidio , mais ai lembro dos momentos bons
    e sinto uma ponta de esperança .
    mais , não tenho forças mais pra fazer nada
    Não tenho amigos
    Não posso contar isso para os amigos
    e tudo Muito triste .

  13. Caro Rafael! Eu me importo com você e tenho a certeza que não sou o único! Muitos se afastam de sua amrgura por não saberem o que dizer! Eu sei! Busque uma terapia, uma ajuda! Seu terapeuta será um interlocutor, um intermediário para sua volta à si mesmo! Há jeito (técnicas) para isso! Confie. Se precisar, estou ao seu dispor: 21 95236485. Saúde e Paz!

  14. oi tenho 36 anos, sou mãe de três filhos e até hj não consegui me instabilizar financeiramente, me acho uma fracassada tenho medo de tudo,tenho medo de arriscar, ja perdi oportunidades de emprego por medo de fracassar de errar me acho muito medrosa, e fico me culpando porque tenho meus filhos que precisam de mim que so teem a mim e eu nao consigo sair do lugar tudo que tento fazer eu fracasso nunca consigo ir em frente.. gostaria de me entender mas não consigo.

  15. Oi, Lu! Só 36??? Tenho 6.6 e a vida me mostrou que a gente pode sim sobreviver e vencer! Se você entrar no meu site e ver o vídeo da história de Nick, vai ver que tudo tem jeito em sua vida. O problema é que, às vezes, não podemos, sozinhos, darmos esse jeito e aí o ideal é pedirmos ajuda! Faça isso e verá o quanto ainda tem para viver e realizar! Vai lá: http://www.institutoreaprender.com.br. Se não conseguir, digite NICK no Google ou You Tube e verá o que digo! Sucesso!

  16. Eu tinha que dizer isto: Muito Obrigada!

  17. Cada um com sua visão, mas todos temos nossa força interior! Tentemos sempre buscá-la nestas horas. Sempre nos surpreenderemos com o que somos capazes! Sucesso!

  18. é Dr, nessa lista de pessoas que se dizem fracassadas eu sou mais hum !!!…
    Como vou me erguer depois de eu mesmo me fazer um fracassado ??
    nunca precisei procurar emprego, entrei numa empresa e arrebentava, em 10 anos de empresa cheguei a gerente geral, ai uma outra empresa ofertou dobrar meu salario, eu muito muito burro fui, a empresa me jogou no lixo 1 anos e 5 meses depois, agora, sou um fracassado desempregado que nao consigo emprego, nao consigo nem ir a entrevistar de emprego, nao passo dificuldade financeiras, carros e casa quitadas,, minha esposa trabalha. nao sei o que fazer e tbm ja pensei em pular da ponte. estou a 9 meses desempregado.

  19. Tenho 26 anos já tentei um pouco de tudo nessa vida para ter “sucesso” tenho graduação e pós graduação, estou fazendo concursos públicos desde 2009, desempregada, nunca consegui ter o emprego que eu queria, só ganhei miséria até hoje…amigas da minha idade são casadas, já são mães e com a vida “estruturada”…tenho namorado que é maravilhoso pra mim , porém não temos condições de casar e nem ter uma família, não ajudo financeiramente em NADA… sou um fracasso, sempre vem em mente a ideia de SUICÍDIO, estou criando coragens para dar esse próximo passo, pq dessa vida não espero e sonho com mais NADA !!!

    • carlos andré said:

      Você tem sorte, ainda é solteira, se tivesse casada estava ferrada ! estude, arrume um emprego só pra ganhar um dinheirinho e estude, sou o carlos andré do comentário acima do seu, vc tem sorte de ser solteira. se vc passar num concurso público sua vida ira mudar e você poderá trocar de vida…

  20. Horacio Ramasine said:

    Muito bem, caros! Sempre haverá uma saída!

  21. marck marck said:

    tenho 39, fracasso total, vivo numa vida de mentiras, tudo q tento a fazer p melhorar de vida da errado, eu sempre tento , mas tudo dá errado, ja pensei em suicidio, mas sou covarde p fazer isso pois penso nas minhas filhas q moram longe , fico mentindo q tenho emprego , mas vivo de bicos e ajuda de mulher, toda minha familia pensa q ate sou alguen q trabalha serio, mas só eu sei q sou um tremendo fracassado, inutil e mentiroso

    • Meu caro! A vida é quase um milagre! Apesar dos seus pesares, vai vivendo. Quem sabe um contraponto feito com conhecimento por um bom terapeuta, acrescido de um bom floral não ajudem? Fico ao dispor!

  22. no que vc pode me ajudar?

  23. Se mora no Rio, podemos começar uma psicoterapia holística em meu consultório!
    Tel. 21 24620997. Boa Sorte!

  24. Tenho 37,sempre fui aquela pessoa inteligente,autodidata e qua achava que quando casasse,teria um ótimo emprego com uma familia linda.Apesar de todos os meus esforços,não consegui o emprego bom,descobri que nunca vou ter filhos,tive um AVC aos 35,e agora estou desempregada.Vou tomar gardenal pra sempre.Antes de ontem tomei 200mg,ontem tomei 300mg,e hoje tomei 400mg.Será que preciso de misturar com outro remedio pra fazer efeito?Não bebo,nem fumo.Se soubesse que minha vida seria um fracasso,deveria ter abusado das substancias.Enfim,alguem sabe como potencializo o efeito dos barbituricos?

  25. Eu já tenho 29 anos e desde que nasci nunca tive amor nem de mãe,já tive vários relacionamentos e sempre me lasco,este último eu não queria pois eu sabia que não tinha mais estruturas pra isso,ele insistiu ,mas se der errado eu vou me suicidar pois não aguento mais me ferrar .

  26. Eu tenho 22 anos, sou um fracasso total, estou no pior momento da minha ainda curta vida. Não curso faculdade particular por falta de dinheiro, e não consegui pontos o suficiente no Enem, nem para o FIES, a minha nota foi um mísero 540, e eu gostaria de fazer Direito. Pelo FIES em minha cidade a nota de corte esta 570. Eu fico me perguntando porque sou tão burra, eu fiz cursinho ano passado, trabalhei tanto o ano todo pra pagar e não consegui uma boa nota. Agora estou desempregada, pois a empresa fechou, estou sem estudo, não vou ser ninguém na vida. Parece que existe uma conspiração contra mim, eu não vou nunca conseguir pagar uma faculdade porque sou pobre, eu não aguento mais viver assim sem dar orgulho pra ninguém. Sou um desastre, e eu não sei mais o que fazer. Eu tinha planos pra esse ano, emprego, estudos, mas não consegui nada. Eu não vou fazer a minha faculdade e isso é o principal motivo pera meu desespero, parece que meu mundo caiu, parece que não existe mais nada de produtivo que eu possa fazer. Toda pessoa sonha em ter a vida quase resolvida antes dos 30 anos, a minha parece que todos os dias se embola mais e eu acho que nunca vou vencer. Eu perdi o gosto de viver, o gosto de seguir em frente. Agora não quero mais arranjar um emprego, eu gostaria de ficar trancada no meu quarto. Sou um fracasso, não tenho como melhorar isso. Eu tentei, eu tentei e tentei, mas tudo desabou. Estou com um nó na garganta, choro todos os dias na última semana. Não vou conseguir vencer, nem buscar meus objetivos pq não tenho o que preciso: inteligência. Me arrependo tanto de não ter tentado o FIES ano passado quando ainda não tinha nota de corte, mas eu preferi tentar o enem novamente e de repente perdi as minhas chances pois as regras do FIES mudaram. Estou num beco sem saída, sozinha, não consigo mais ter vontade de viver. Hoje não tenho mais futuro, nunca terei.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: